Aplicações industriais do Laser Scanner: Análise virtual/remota de instalações industriais, espaço confinado e ambientes de difícil acesso
Na indústria de modo geral, frequentemente nos deparamos com atividades de manutenção ou análises industriais em espaços confinados, que são, por natureza, ambientes com restrição de acesso. Muitas vezes, encontramos ainda, ambientes que não são espaços confinados, mas cujo acesso a área é extremamente difícil ou restrito, seja por risco de vida/acidente ou apenas por dificuldade de locomoção.
Outra vezes, nos encontramos com a necessidade de avaliar aplicações em clientes que estão em outro estado, país ou continente. Situação que tem se agravado mais ainda com as recentes restrições de visitas e viagens internacionais por conta da atual pandemia.
Em ambos os casos, o acesso aos espaços industriais deve ser feito no menor tempo possível e raramente uma boa avaliação técnica pode ser feita numa rápida e única visita. Lembrando que intervenções feitas com avaliações superficiais ou mesmo sem dados rastreáveis e seguros, tem grandes chances de falharem ou serem mal dimensionadas em termos de tempo e recurso, colocando todo projeto em risco.
Mas como permitir que tais ambientes sejam visitados por diversas pessoas a qualquer momento, sem expô-las a risco algum?
Como garantir que os dedos sejam rastreáveis, com imagens de alta resolução e dimensões precisas, podendo ser acessados a qualquer momento?
Como permitir que simulações de movimentação ou de intervenções sejam feitas de forma virtual, permitindo prever possíveis problemas antes da atividade ser executada?
Tudo isso pode ser feito com extrema praticidade e segurança, através do escaneamento 3D de ambientes para estudos e análises técnicas detalhadas.
Nesse processo, o ambiente é mapeado por um Laser Scanner de alta precisão em seus mínimos detalhes, incluindo também a captura de imagens 360° que permitem além de gerar um registro de imagens do ambiente, a geração de nuvens de pontos coloridas, com as cores reais do ambiente digitalizado.
Após capturado os dados, os mesmos podem ser enviados para qualquer pessoa ou lugar do mundo e podem ser consultados em detalhes quantas vezes forem necessárias, além disso, esses dados podem ser armazenados para futuras consultas e para garantir a rastreabilidade do processo de avaliação técnica.