FIQUE ATENTO, uma Ponte Rolante ou Pórtico desalinhado pode provocar acidentes graves.

Pontes Rolantes e Pórticos são equipamentos vitais para diversas industriais e normalmente seu uso é intenso, seja por número de ciclos, ou por carga transportada, com isso, a necessidade de um alinhamento adequado dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante e das normas técnicas, se faz necessário, tanto durante a instalação desses equipamentos como ao longo de seu ciclo de vida.

Uma Ponte Rolante ou um Pórtico mal alinhado, pode causar desgaste excessivo e consequentemente uma redução significativa da sua vida útil, podendo, em alguns casos, até causar acidentes. 

Por isso, é extremamente recomendável a inspeção periódica do alinhamento dos componentes das Pontes ou Pórticos, além do caminho de rolamento e das vigas de sustentação, de preferência com uma frequência pré-estabelecida, ou ainda após um evento anormal como uma sobre carga inesperada ou acidente.

carro-ponte-rolante-tecnimex-3D

Inspeção dimensional de Pontes Rolantes e Pórticos

Equipamentos essenciais em diversas indústrias de diversos segmentos, as pontes rolantes e pórticos são muitas vezes o coração de uma fábrica. Algumas vezes utilizadas como equipamentos de apoio, outras como parte do processo produtivo, as pontes e pórticos sofrem com o desgaste natural do uso, com desalinhamentos ocasionados durante o processo de instalação, ou ainda, por deformações ocorridas por Equipamentos essenciais em diversas indústrias de diversos segmentos, as pontes rolantes e os pórticos são, em alguns casos, o coração de uma fábrica. Algumas vezes utilizadas como equipamento de apoio, outras como parte do processo produtivo, as pontes e pórticos sofrem com o desgaste natural do uso, como desalinhamento ocasionado durante o processo de instalação, ou ainda por deformações ocorridas pelo mau uso. Com isso, a manutenção nesses equipamentos, incluindo o bom e regular acompanhamento do alinhamento e do desgaste dos componentes, é um processo importante para que o ele esteja sempre em condições adequadas de desempenho, garantindo a segurança e a qualidade das operações.

Para um rápido e preciso levantamento, o uso de equipamentos convencionais e as limitadas formas de análise oferecida por esses recursos já não são mais suficientes, e a utilização de modernos sistemas de medição como Laser Tracker, Laser Scanner e Sistemas de Fotogrametria, permitem um diagnóstico rápido e preciso de desvios como:


Distância entre rodas

vao-ponte-rolante-tecnimex-3D

Ortogonalidade das rodas da ponte

roda-ponte-rolante-tecnimex-3d-1

Cambagem das rodas

roda-ponte-rolante-tecnimex-3d-2

Alinhamento lateral das rodas

roda-ponte-rolante-tecnimex-3d-3

Nivelamento entre as rodas

roda-ponte-rolante-tecnimex-3d-4

Diâmetro das Rodas

roda-ponte-rolante-tecnimex-3d-5

Distância mínima, máxima e média entre trilos

trilho-ponte-rolante-tecnimex-3d-1

Paralelismo entre trilhos

trilho-ponte-rolante-tecnimex-3d-2

Nivelamento entre trilhos

trilho-ponte-rolante-tecnimex-3d-3

Deformação com e sem carga

Veja mais detalhes sobre Análise de deformação de pontes rolantes, pórticos e outras estruturas quando sujeitas a uma carga em nosso blog.

Tecnimex-group-3d-nuvem-pontos-analise-deformacao-ponte-rolante

Qual o limite de um desalinhamento? 

Certamente como todos os outros equipamentos, as Pontes Rolantes e Pórticos possuem limites de desalinhamento aceitáveis para seu funcionamento que são identificados por normas internacionais (Ex: ISO 12488-1:2012(E) e FEM 1.001 Rev. 01.10.1998), normas dos fabricantes (Norma DEMAG) ou ainda especificações internas dos próprios clientes (Posco document – CSP -1-22-000-EZ200-00008). Esses desvios são aplicáveis logo após a instalação, bem como em toda a vida útil da Ponte ou Pórtico devendo, portanto, ser verificados periodicamente.

caminho-rolamento-ponte-rolante-tecnimex-3d

Até quando um desgaste de componentes é aceitável?

SeSem dúvida, todo desalinhamento, estando ele dentro ou não da especificação, causa desgaste maior ou menor nos componentes das Pontes Rolantes e Pórticos. Muitas vezes, quando ainda não ocorreu um dano maior, é possível observar sinais claros de que seu equipamento está desalinhado e necessita de manutenção urgente. Por isso, antes que o pior aconteça e alguém se machuque gravemente, ou antes que o prejuízo seja maior que o custo de substituição do componente desgastado, FIQUE ATENTO: uma Ponte Rolante ou Pórtico desalinhado pode provocar acidentes graves.

Fale com um especialista:

    Whatsapp
    Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

    Seg à sex das 08h às 18h

    Clique para iniciar o atendimento